Bem vindo

Blog de química do edu

domingo, 25 de setembro de 2011

Aplicação dos Haletos

São encontrados haletos com nomes usuais conhecidos no comércio:

CHCl3: clorofórmio

CHBr3: bromofórmio

CHI3: iodofórmio

CF2Cl2: gás freon

Aplicações dos Haletos Orgânicos

Os haletos participam da síntese de muitos compostos devido à sua alta reatividade, são muito usados em indústrias.

Exemplos de haletos: Cloreto de etila, BHC, DDT.

Cloreto de etila: também chamado de cloro-etano, possui fórmula C2H5Cl, é um gás incolor que já foi empregado nos “lança-perfumes” em Carnavais, devido à sua ação como narcótico quando inalado. É usado na obtenção de chumbo-tetraetila (antidetonante da gasolina).

Tetracloreto de carbono: composto com fórmula CCl4 empregado em indústrias como solventes e na medicina.

Clorofórmio: nome popular do haleto tricloro-metano, fórmula: CHCl3. É um líquido incolor e volátil, possui ação anestésica e pode ser empregado como solvente.

DDT: essa sigla corresponde ao haleto Dicloro-Difenil-Tricloroetano que já foi muito usado como inseticida (desde 1942). O uso do DDT foi proibido por ser tóxico ao homem.


BHC: Benzeno-Hexa-Clorado é também um inseticida poderoso.


CFC: Sigla para Clorofluorcarbonetos, os populares freons. Estes Haletos são usados como propelentes em aerossóis e como líquido para refrigeração em aparelhos de ar condicionado e geladeiras.






















Gás Lacrimogênio: Também conhecido como Clorobenzilideno malononitrilo, é usado por policiais para dispersar multidões em protestos, vandalismos, rebeliões, etc. Este gás produz efeito incapacitante no indivíduo: lágrimas, tosse, irritação da pele e vômitos. O gás lacrimogênio também possui o elemento Cloro como grupo substituinte.

Gás lacrimogênio sendo lançado

Um comentário: