Bem vindo

Blog de química do edu

domingo, 25 de setembro de 2011

Aplicação das Aminas

A principal aplicação desta classe de compostos é como estimulante, as aminas são responsáveis por deixar o indivíduo “ligadão”. Exemplos de fórmulas genéricas: Cafeína, Anfetamina, Cocaína. A terminação em “ina” caracteriza o grupo Amina.

Anfetamina: o efeito estimulante desta amina se deve ao aumento da atividade do sistema nervoso seguido da diminuição da sensação de fadiga e redução de apetite. Em razão destes efeitos, seu uso é regulado, sendo vendida apenas como prescrição médica. O uso intensivo de anfetaminas causa dependência.


Cafeína: esta amina está presente no café, no pó de guaraná, no chocolate e em alguns refrigerantes. Quando presente no organismo estimula o sistema nervoso, a cafeína favorece o estado de alerta, aumento da concentração, atenção e memória. Em alguns casos sua ingestão pode levar ao vício, a abstinência traz sintomas nada agradáveis, como dores de cabeça, irritabilidade, agitação e ansiedade.



Estrutura cafeína

Cocaína: a droga produzida a partir desta amina tem um grande poder estimulante, a substância é extraída de um arbusto (folhas de coca).


Fórmula estrutural da cocaína

O uso da cocaína provoca aumento da atividade motora, causando euforia, loquacidade seguida de intensa depressão. O agravante é que seu uso fica cada vez mais compulsivo, causando assim a chamada dependência química, esta pode levar até mesmo à morte por overdose.

Também pode ser utilizada como:

No preparo de vários produtos sintéticos

Como aceleradores no processo de vulcanização da borracha

A etanolamina (HO-CH2-CH2-NH2) é usada como tensoativo, isto é, para mudar a tensão superficial de soluções aquosas



Aminas aromáticas são muito usadas na produção de corantes orgânicos (ex: anilina)


Síntese da acetanilida e outros medicamentos

3 comentários: