São encontrados haletos com nomes usuais conhecidos no comércio:
CHCl3: clorofórmio
CHBr3: bromofórmio
CHI3: iodofórmio
CF2Cl2: gás freon
Aplicações dos Haletos Orgânicos
Os haletos participam da síntese de muitos compostos devido à sua alta reatividade, são muito usados em indústrias.
Exemplos de haletos: Cloreto de etila, BHC, DDT.
Cloreto de etila: também chamado de cloro-etano, possui fórmula C2H5Cl, é um gás incolor que já foi empregado nos “lança-perfumes” em Carnavais, devido à sua ação como narcótico quando inalado. É usado na obtenção de chumbo-tetraetila (antidetonante da gasolina).
Tetracloreto de carbono: composto com fórmula CCl4 empregado em indústrias como solventes e na medicina.
Clorofórmio: nome popular do haleto tricloro-metano, fórmula: CHCl3. É um líquido incolor e volátil, possui ação anestésica e pode ser empregado como solvente.
DDT: essa sigla corresponde ao haleto Dicloro-Difenil-Tricloroetano que já foi muito usado como inseticida (desde 1942). O uso do DDT foi proibido por ser tóxico ao homem.
BHC: Benzeno-Hexa-Clorado é também um inseticida poderoso.
CFC: Sigla para Clorofluorcarbonetos, os populares freons. Estes Haletos são usados como propelentes em aerossóis e como líquido para refrigeração em aparelhos de ar condicionado e geladeiras.
Gás Lacrimogênio: Também conhecido como Clorobenzilideno malononitrilo, é usado por policiais para dispersar multidões em protestos, vandalismos, rebeliões, etc. Este gás produz efeito incapacitante no indivíduo: lágrimas, tosse, irritação da pele e vômitos. O gás lacrimogênio também possui o elemento Cloro como grupo substituinte.
Gás lacrimogênio sendo lançado
Gostei! foi de certa forma, útil!
ResponderExcluir