Bem vindo

Blog de química do edu

domingo, 25 de setembro de 2011

Livro de quimica

Para aqueles que não tem material para estudar estou disponibilizando um livrod e quimica
on-line volume único

Link => Livrão

Aplicação das Aminas

A principal aplicação desta classe de compostos é como estimulante, as aminas são responsáveis por deixar o indivíduo “ligadão”. Exemplos de fórmulas genéricas: Cafeína, Anfetamina, Cocaína. A terminação em “ina” caracteriza o grupo Amina.

Anfetamina: o efeito estimulante desta amina se deve ao aumento da atividade do sistema nervoso seguido da diminuição da sensação de fadiga e redução de apetite. Em razão destes efeitos, seu uso é regulado, sendo vendida apenas como prescrição médica. O uso intensivo de anfetaminas causa dependência.


Cafeína: esta amina está presente no café, no pó de guaraná, no chocolate e em alguns refrigerantes. Quando presente no organismo estimula o sistema nervoso, a cafeína favorece o estado de alerta, aumento da concentração, atenção e memória. Em alguns casos sua ingestão pode levar ao vício, a abstinência traz sintomas nada agradáveis, como dores de cabeça, irritabilidade, agitação e ansiedade.



Estrutura cafeína

Cocaína: a droga produzida a partir desta amina tem um grande poder estimulante, a substância é extraída de um arbusto (folhas de coca).


Fórmula estrutural da cocaína

O uso da cocaína provoca aumento da atividade motora, causando euforia, loquacidade seguida de intensa depressão. O agravante é que seu uso fica cada vez mais compulsivo, causando assim a chamada dependência química, esta pode levar até mesmo à morte por overdose.

Também pode ser utilizada como:

No preparo de vários produtos sintéticos

Como aceleradores no processo de vulcanização da borracha

A etanolamina (HO-CH2-CH2-NH2) é usada como tensoativo, isto é, para mudar a tensão superficial de soluções aquosas



Aminas aromáticas são muito usadas na produção de corantes orgânicos (ex: anilina)


Síntese da acetanilida e outros medicamentos

Aminas


Podem ser consideradas como sendo derivadas do NH3 pela substituição de um, dois ou três hidrogênios por radicais alquila ou arila (aromáticos). Dessa forma, surge a classificação de amina primária, secundária e terciária.

Fórmula geral:


Nomenclatura IUPAC

São citados os nomes dos grupos substituintes em ordem alfabética, seguidos da terminação amina.


As aminas aromáticas nas quais o nitrogênio se liga diretamente ao anel benzênico Ar–NH2 são, geralmente, nomeadas como se fossem derivadas da amina aromática mais simples:

a Anilina (fenilamina)


Outro exemplo:


Para aminas mais complexas, consideramos o grupo NH2 como sendo uma ramificação, chamada de amino, ou indicar a posição do NH2.

ou
4-fenil-2,3-dimetil-hexan-2-amina

Aplicação dos Haletos

São encontrados haletos com nomes usuais conhecidos no comércio:

CHCl3: clorofórmio

CHBr3: bromofórmio

CHI3: iodofórmio

CF2Cl2: gás freon

Aplicações dos Haletos Orgânicos

Os haletos participam da síntese de muitos compostos devido à sua alta reatividade, são muito usados em indústrias.

Exemplos de haletos: Cloreto de etila, BHC, DDT.

Cloreto de etila: também chamado de cloro-etano, possui fórmula C2H5Cl, é um gás incolor que já foi empregado nos “lança-perfumes” em Carnavais, devido à sua ação como narcótico quando inalado. É usado na obtenção de chumbo-tetraetila (antidetonante da gasolina).

Tetracloreto de carbono: composto com fórmula CCl4 empregado em indústrias como solventes e na medicina.

Clorofórmio: nome popular do haleto tricloro-metano, fórmula: CHCl3. É um líquido incolor e volátil, possui ação anestésica e pode ser empregado como solvente.

DDT: essa sigla corresponde ao haleto Dicloro-Difenil-Tricloroetano que já foi muito usado como inseticida (desde 1942). O uso do DDT foi proibido por ser tóxico ao homem.


BHC: Benzeno-Hexa-Clorado é também um inseticida poderoso.


CFC: Sigla para Clorofluorcarbonetos, os populares freons. Estes Haletos são usados como propelentes em aerossóis e como líquido para refrigeração em aparelhos de ar condicionado e geladeiras.






















Gás Lacrimogênio: Também conhecido como Clorobenzilideno malononitrilo, é usado por policiais para dispersar multidões em protestos, vandalismos, rebeliões, etc. Este gás produz efeito incapacitante no indivíduo: lágrimas, tosse, irritação da pele e vômitos. O gás lacrimogênio também possui o elemento Cloro como grupo substituinte.

Gás lacrimogênio sendo lançado

Haletos orgânicos


Os Haletos Orgânicos são também denominados de derivados halogenados porque são compostos que se originam dos hidrocarbonetos pela substituição de átomos de hidrogênio por igual número de átomos de halogênio (F, Cl, Br, I). Esses elementos são chamados de Halogênios por que esta é a classe a que pertencem na tabela Periódica.


Nomenclatura IUPAC

O halogênio é considerado como sendo uma ramificação presa à cadeia principal. O nome do halogênio antecede o do hidrocarboneto.

Exemplo





Quando a cadeia principal possuir halogênios e radicais alquílicos, numere a cadeia pela extremidade mais próxima de um dos grupos substituintes, seguindo a regra dos menores números. Se dois substituintes estão em igual distância das extremidades da cadeia, numere-a a partir do substituinte, considerando sua ordem alfabética.

Exemplo




Nomenclatura Usual

São utilizados os termos cloreto, brometo e iodeto, antecedendo o nome do radical orgânico.

Exemplo